DOM GINALDO EMANOEL CARDEAL SILVA
Por mercê de Deus e da Santa Sé Apostólica
BISPO DIOCESANO DE SÃO JOÃO DEL REY
Protocolo N° 003/2025
Aos amados filhos e filhas da Diocese de São João Del Rey, graça e paz em Cristo Jesus.
Atendendo às necessidades pastorais desta Igreja Particular e no exercício de minha missão como Bispo Diocesano de São João Del Rey, considerando a importância da Catedral como sede de nossa Diocese e centro da vida litúrgica e pastoral, havemos por bem NOMEAR o Revmo. Pe. Arthur Vitório para o ofício de Pároco da Catedral de Nossa Senhora do Pilar, confiando-lhe o cuidado e a condução desta porção do Povo de Deus.
Ao assumir esta missão, o novo Pároco deverá dedicar-se com zelo à pregação da Palavra de Deus, promovendo a catequese e a formação contínua dos fiéis. Deverá assegurar que a Santíssima Eucaristia permaneça como centro da vida comunitária, incentivando a participação ativa na Liturgia e fomentando uma espiritualidade eucarística profunda. A celebração dos Sacramentos deverá ser realizada com reverência, promovendo a oração em família e fortalecendo a vivência sacramental do povo cristão.
No exercício do ministério pastoral, é necessário que o Pároco conheça bem seus fiéis, acompanhando suas alegrias e sofrimentos, orientando-os segundo a reta doutrina e prestando especial atenção aos mais necessitados. Deve ainda incentivar a participação dos leigos na vida da Igreja, apoiando associações, grupos e movimentos eclesiais, promovendo a unidade e a comunhão eclesial.
A administração dos bens da Paróquia deverá ser realizada com prudência e transparência, zelando pelo patrimônio e pelos recursos destinados à evangelização e à manutenção da comunidade. Além disso, deverá aplicar as intenções das Santas Missas pelo bem espiritual do povo e comunicar-lhe todas as orientações pastorais necessárias.
Sendo a Catedral a Igreja Mãe da Diocese, deverá o Pároco colaborar estreitamente com o Reitor, respeitando as prerrogativas próprias deste Templo e contribuindo para a dignidade das celebrações e das atividades pastorais nele realizadas.
Esta provisão será tornada pública em cerimônia de apresentação, que deverá ocorrer durante a Celebração Eucarística, sendo registrada em ata e arquivada nos registros da Cúria Diocesana e da Catedral.
Confiamos o ministério do novo Pároco à intercessão de Nossa Senhora do Pilar, Padroeira desta Diocese, para que o assista na missão de guiar o rebanho que lhe foi confiado com fidelidade, prudência e amor pastoral.
Dado e passado na Cúria Diocesana de São João Del Rey, aos vinte e três dias do mês de março do ano do Senhor de dois mil e vinte e cinco.