Ata de Posse Canônica | Padre Rhyan Lefebvre - Paróquia de Nossa Senhora do Rosário


ATA SOLENE DE POSSE CANÔNICA
CÚRIA DIOCESANA DE SÃO JOÃO DEL REY

Ata N° 008/2025
Livro 1

Aos dois dias do mês de março do ano do Senhor de dois mil e vinte e cinco, sob os céus festivos desta gloriosa Diocese de São João Del Rey, realizou-se, em espírito de júbilo e ação de graças, a soleníssima celebração de posse canônica do Reverendíssimo Monsenhor Rhyan Lefebvre como Pároco da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, uma das mais veneráveis e tradicionais comunidades eclesiais desta Igreja Particular.

A Santa Missa foi presidida por Sua Eminência Reverendíssima, Dom Ginaldo Emanoel Cardeal Silva, Cardeal da Santa Igreja Romana e digno Pastor Diocesano, rodeado por numerosos sacerdotes, diáconos, religiosos, seminaristas e um expressivo número de fiéis que acorreram com fervor àquela celebração histórica e marcante para a vida pastoral da paróquia.

Com liturgia cuidadosamente preparada, canto solene e piedosa participação do povo de Deus, cumpriram-se, com nobreza e fidelidade ao rito, os gestos que compõem a posse canônica de um pároco:

1. A leitura da Provisão de Nomeação, documento oficial expedido e subscrito por Sua Eminência, nomeando Monsenhor Rhyan como legítimo pároco da referida comunidade;

2. A profissão solene de fé e o juramento de fidelidade à Santa Igreja e à autoridade legítima do Ordinário Diocesano, prestados publicamente diante do altar do Senhor;

3. A entrega simbólica das chaves do templo, do Sacrário, da Pia Batismal e dos Santos Óleos, como sinal da missão confiada ao novo pastor, que agora assume, em nome de Cristo, a tríplice função de ensinar, santificar e governar o rebanho a ele confiado.

Em sua homilia profundamente espiritual e teológica, Sua Eminência Dom Ginaldo destacou a grandeza do ministério pastoral, recordando as palavras do Apóstolo: “Sede imitadores meus, como eu o sou de Cristo” (1Cor 11,1). Exortou o novo pároco a configurar-se cada vez mais ao Coração do Bom Pastor, servindo com generosidade e sabedoria, à luz da Tradição viva da Igreja e em comunhão com o Sumo Pontífice.

Ao final da celebração, representantes da paróquia dirigiram ao novo pároco palavras de acolhida, testemunhando a comunhão eclesial e a esperança de um frutuoso tempo de evangelização, cuidado pastoral e fervor missionário.

Lavrou-se, então, a presente Ata Solene, lida diante da assembleia, assinada pelas partes e pelas testemunhas, como memória viva de um momento que marcará a história espiritual desta porção do povo de Deus.

Para constar e surtir os devidos efeitos canônicos e eclesiais, eu a redijo e firmo.

São João Del Rey, 2 de março de 2025

Ginaldo Emanoel Card. Silva
Bispo Diocesano de São João Del Rey

Eu o subscrevi
✠ Monsenhor Rhyan Lefebvre
Chanceler Diocesano
Postagem Anterior Próxima Postagem