ATA SOLENE DE DEDICAÇÃO DA IGREJA DE SÃO JOÃO DA CRUZ
CÚRIA DIOCESANA DE SÃO JOÃO DEL REY
Ata N° 013/2025
Livro 1
Aos dezesseis dias do mês de maio do Ano da Redenção de Nosso Senhor Jesus Cristo de dois mil e vinte e cinco, sob a luz serena do tempo pascal, às vinte horas e trinta minutos, foi solenemente dedicada a Igreja de São João da Cruz, na jurisdição territorial da Diocese de São João del-Rey, templo este erigido para glória de Deus e edificação do Seu povo santo.
A solene celebração litúrgica foi presidida por Sua Excelência Reverendíssima Dom Erick Ratzinger Marine, Bispo Auxiliar desta Diocese, em nome e com o consentimento canonicamente concedido de Sua Excelência Reverendíssima Dom Ginaldo Emanuel Cardeal Silva, Bispo Diocesano e legítimo Pastor deste rebanho de Cristo.
Conforme previsto no Pontifical Romano, os sagrados ritos de dedicação foram realizados com toda a reverência e nobreza próprias da liturgia romana: a aspersão da assembleia e das paredes do templo com a água benta, a unção do altar com o óleo do Santo Crisma, a deposição das relíquias dos mártires sob a pedra do altar, a solene incensação do altar e do edifício sagrado e, enfim, a iluminação do altar e da igreja, símbolo do Cristo, Luz do mundo, que habita e santifica este novo templo.
A celebração foi enriquecida pela participação do clero diocesano, entre presbíteros e diáconos, bem como de seminaristas, religiosos e religiosas, membros de institutos de vida consagrada, autoridades civis locais e uma multidão de fiéis vindos das diversas comunidades da região, que, com devoção e júbilo, uniram-se ao louvor da Igreja celeste.
Em sua homilia, Dom Erick destacou a profundidade mística e a espiritualidade do santo patrono desta Igreja, São João da Cruz, Doutor Místico da Igreja, mestre do amor crucificado e da união transformante com Deus. Exortou os fiéis a fazerem da capela um verdadeiro santuário de silêncio orante, de adoração e de busca interior pela santidade.
Ao término da celebração, foi depositado sob o altar o documento autêntico da dedicação, selado e assinado, conforme tradição litúrgica, para perpetuar a memória deste dia glorioso na vida da Igreja local.
Lavra-se, pois, a presente Ata, para que fique registrada nos arquivos da Cúria Diocesana de São João del-Rey, como testemunho perene deste dia memorável. Cópia autêntica desta será também guardada na secretaria da Igreja de São João da Cruz, para consulta e memória dos fiéis.
Dada e passada na Cúria Diocesana de São João del-Rey, aos dezessete dias do mês de maio do Ano do Senhor de dois mil e vinte e cinco.