Ata de Abertura do Sínodo Provincial

 


Aos vinte e cinco dias do mês de maio do Ano da Graça de Nosso Senhor Jesus Cristo de dois mil e vinte e cinco, sob a luz fecunda do Tempo Pascal, às quatorze horas e trinta minutos, foi solenemente inaugurado, com rito público e solene, o Sínodo Provincial da Arquidiocese de São Paulo e de sua diocese sufragânea, São João del-Rey, no Átrio da Luz, palco liturgicamente preparado diante da imponente Catedral Metropolitana de São Paulo, dedicada ao glorioso Apóstolo das Nações.

Com piedosa solenidade, teve início o ato com a entrada processional dos Senhores Bispos, acompanhados por seus respectivos bispos auxiliares, e de todo o clero secular e regular das Igrejas locais da província eclesiástica. Estavam presentes: Sua Eminência Reverendíssima Dom Victor Maurino Cardeal Santana, Arcebispo Metropolitano de São Paulo; e Sua Eminência Reverendíssima Dom Ginaldo Emanuel Cardeal Silva, Bispo Diocesano de São João del-Rey; acompanhados de seus bispos auxiliares, prelados e cônegos, dignamente paramentados, e acolhidos por grande número de fiéis, religiosos e religiosas, autoridades e representantes dos diversos organismos e pastorais eclesiais. Seguiu-se, então, a execução solene dos hinos e cânticos próprios desta ocasião, culminando na entoação do antigo e venerável “Veni, Creator Spiritus”, rogando a vinda do Espírito Santo, Fonte de unidade e Sabedoria, sobre os trabalhos do Sínodo ora iniciado.

Na sequência, Sua Eminência Dom Victor Maurino tomou a palavra, saudando cordialmente a todos os presentes com paternal zelo pastoral e entronizando solenemente o objetivo do Sínodo, cujo tema inspirador é:
“Comunhão e participação, a força da Igreja sinodal”.

Em seu discurso, o Arcebispo Metropolitano ressaltou o significado eclesial e profético deste tempo sinodal, convocado para discernir, à luz do Espírito Santo, os caminhos da Igreja nesta porção do povo de Deus. Afirmou que este Sínodo se estende de forma oficial e pastoral desde este dia 25 de maio até o próximo 10 de agosto, período de escuta, oração, comunhão e corresponsabilidade. Sublinhou, ainda, a importância de se fortalecer os vínculos entre a Sé Metropolitana e suas Igrejas sufragâneas, em vista de uma ação evangelizadora mais frutuosa e coerente com os sinais dos tempos. Após suas palavras, elevou-se aos céus a Ladainha de Todos os Santos, entoada com solenidade por todo o povo, em comunhão com a Igreja Celeste, pedindo a intercessão dos bem-aventurados para a fecundidade deste itinerário sinodal.

Logo em seguida, o Reverendíssimo Mons. Rhyan Lefebvre, Chanceler da Diocese de São João del-Rey, tomou a palavra, aprofundando a reflexão e reiterando, com brilho e fidelidade doutrinal, a centralidade do Sínodo na vida da Igreja, exortando o clero, os fiéis e os pastores a abraçarem este caminho de unidade, escuta e conversão pastoral. Ao final desse rito de abertura no Átrio da Luz, Sua Eminência Dom Ginaldo Emanuel, Bispo de São João del-Rey, também dirigiu à assembleia palavras de comunhão, incentivando a corresponsabilidade do povo de Deus neste tempo da graça e renovação, enfatizando a dimensão espiritual e pastoral que o Sínodo assume sobre toda a província.

Concluído este solene rito inicial, todo o povo de Deus dirigiu-se processionalmente à Catedral Metropolitana, onde foi celebrada com grandiosa dignidade e unção espiritual a Santa Missa, marcando liturgicamente o início do Sínodo Provincial. A Eucaristia foi presidida por Dom Victor Maurino, com a solene concelebração de todos os bispos e presbíteros presentes das Igrejas de São Paulo e São João del-Rey. A catedral ressoou com os cânticos sagrados e a voz unânime da assembleia litúrgica, em espírito de profunda oração e unidade. Após a Comunhão, foi proferida a Oração Oficial pelo Sínodo Provincial, consagrando ao Espírito Santo todo o caminho a ser percorrido. Ao término da Missa, Dom Victor impartiu a todos a Bênção Apostólica Solene, invocando copiosas graças sobre o Sínodo e sobre todos os seus participantes.

Desta forma, declarou-se oficialmente inaugurado o Sínodo da Província Eclesiástica de São Paulo, que se deseja seja, pela graça de Deus, tempo de escuta, de discernimento, de conversão missionária e de santificação para todo o povo de Deus.

Confiamos os frutos deste Sínodo à poderosa intercessão de Maria Santíssima, Mãe da Igreja e Estrela da Evangelização, e ao glorioso São Paulo Apóstolo, patrono da Sé Metropolitana, para que, sob seu amparo, caminhemos com firmeza no caminho da sinodalidade, à luz do Evangelho de Cristo.

Dada e firmada na Cúria Arquidiocesana de São Paulo e Diocesana de São João del Rey, aos vinte e seis dias do mês de maio do Ano do Senhor de dois mil e vinte e cinco.

 Victor Maurino Cardeal Santana
Arcebispo Metropolitano de São Paulo
 Ginaldo Emanoel Card. Silva
Bispo Diocesano de São João Del Rey

Eu o subscrevi
✠ Monsenhor Rhyan Lefebvre
        Chanceler Diocesano.
Postagem Anterior Próxima Postagem