Após ouvir o Conselho Presbiteral e atento ao que prescreve o Cânon 515, §2 do Código de Direito Canônico, erigimos canonicamente a PARÓQUIA DE SANTO ANTÔNIO, desmembrada da Paróquia da Catedral de Nossa Senhora do Pilar, estabelecendo sua sede e Igreja Matriz na cidade de São João Del-Rei, dentro dos limites territoriais que ora fixamos.
Esta nova paróquia, sob a tutela e o patrocínio de Santo Antônio, insigne pregador do Evangelho e mestre da fé, será um farol de evangelização, um refúgio espiritual e um centro de comunhão eclesial, onde os fiéis poderão encontrar Cristo na Eucaristia, na Palavra proclamada e na caridade fraterna.
Para conduzir e edificar esta porção do rebanho do Senhor, nomeamos e instituímos como primeiro Pároco o Reverendíssimo Padre Adriano da Silva, a quem confiamos os deveres próprios deste ministério, conforme as disposições do Direito Canônico. Que, com dedicação e zelo pastoral, exerça seu ofício na fidelidade a Cristo e à Igreja, orientando os fiéis no caminho da santificação e promovendo uma pastoral dinâmica e frutuosa.
Determinamos que este Decreto seja devidamente registrado e que tenha vigor a partir da data de sua publicação. Exortamos todos os fiéis a acolherem esta nova organização pastoral com espírito de comunhão e missão, para que a graça de Deus frutifique abundantemente entre nós.
Que Santo Antônio, arauto da Verdade e intercessor dos pobres e aflitos, acompanhe com sua poderosa proteção esta nova paróquia e seu Pároco, para que, sob sua inspiração, cresçam sempre mais a fé, a esperança e o amor.
Dado e passado em nossa Cúria Diocesana de São João Del-Rei, aos 27 dias do mês de março do Ano do Senhor de 2025.