A missão da Igreja é conduzir os fiéis ao encontro com Cristo, edificando comunidades vivas onde ressoe a Palavra de Deus, se celebrem dignamente os santos mistérios e se fortaleça a comunhão eclesial. Sendo o múnus pastoral do Bispo ordenar com prudência e caridade a vida do povo de Deus, consideramos oportuno prover de forma mais eficaz a assistência espiritual dos fiéis, favorecendo uma organização paroquial que melhor atenda às exigências da evangelização e da ação missionária da Igreja.
Havendo constatado o crescimento da comunidade, a necessidade de um acompanhamento pastoral mais próximo e ouvido o Conselho Presbiteral, nos termos do Cânon 515, §2 do Código de Direito Canônico, erigimos canonicamente a PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DO Ó, desmembrada da Paróquia da Catedral de Nossa Senhora do Pilar, com sede e Igreja Matriz situada na cidade de São João Del Rei, dentro dos limites territoriais que ora estabelecemos.
A nova paróquia, sob a maternal proteção de Nossa Senhora do Ó, será lugar de santificação e unidade, onde os fiéis poderão crescer na vivência dos sacramentos, no compromisso com a caridade e na escuta da Palavra, fortalecendo sua identidade cristã e missionária.
Para conduzir e pastorear esta porção do rebanho de Cristo, nomeamos e instituímos como primeiro Pároco o Reverendíssimo Padre Miguel Santos, concedendo-lhe todos os direitos e deveres próprios de seu ofício, conforme as disposições do Direito Canônico. A ele confiamos a nobre missão de guiar os fiéis com espírito de serviço e zelo apostólico, promovendo a vida litúrgica, pastoral e catequética da nova paróquia, sempre em comunhão com esta Igreja particular e seu Bispo.
Ordenamos que este Decreto seja devidamente registrado e entre em vigor na data de sua publicação, exortando o clero e os fiéis a acolherem com espírito de comunhão eclesial esta nova estrutura pastoral, para que, com renovado ardor missionário, cresça sempre mais a edificação do Reino de Deus.
Que Nossa Senhora do Ó, Mãe da Expectação e Senhora da Esperança, interceda por esta nova paróquia e por seu Pároco, para que, sob sua proteção, cresçam sempre mais a fé, a esperança e a caridade entre os filhos e filhas de Deus.
Dado e passado em nossa Cúria Diocesana de São João Del-Rei, aos 27 dias do mês de março do Ano do Senhor de 2025.