DOM GINALDO EMANOEL CARDEAL SILVA
Por mercê de Deus e da Santa Sé Apostólica
BISPO DIOCESANO DE SÃO JOÃO DEL REY
Aos clerigos, religiosos, seminaristas e a todos que a este lerem, saudações, bençãos e oaz da parte do Senhor.
___________________________________
Prot. Nº. 014/2025
Tendo em vista o bem pastoral do povo de Deus, a crescente demanda espiritual e missionária da região e o amadurecimento das estruturas eclesiais locais, em conformidade com o cân. 515 §1-2 do Código de Direito Canônico, erigimos canonicamente, por este Decreto, a nova Paróquia de Santa Luzia, nesta Diocese de São João Del Rey, desmembrando-se de territórios anteriormente pertencentes à Paróquia da Catedral de Nossa Senhora do Pilar.
A nova Paróquia terá como padroeira Santa Luzia, virgem e mártir, testemunha luminosa da fé, que preferiu perder os olhos a renegar o Senhor. Sua memória litúrgica, celebrada no dia 13 de dezembro, será solenemente comemorada pelos fiéis desta nova comunidade, que dela há de aprender o dom da firmeza na fé, a clareza da visão espiritual e a caridade perseverante.
A definição dos limites territoriais da nova Paróquia será registrada em anexo a este Decreto e constará nos arquivos oficiais da Cúria Diocesana.
Para o pastoreio inicial desta nova porção do povo de Deus, nomeamos o Revmo. Pe. Enzo Gabriel como seu primeiro Pároco. A ele confiamos a edificação da nova comunidade paroquial, alicerçada na Palavra, na Eucaristia e na caridade pastoral.
Exortamos os fiéis da nova Paróquia de Santa Luzia a acolherem com amor e obediência seu novo pastor e a se unirem em torno dele no espírito de comunhão eclesial, sendo sinais vivos da luz de Cristo em suas famílias, ruas e serviços.
Invocamos sobre esta nova comunidade as bênçãos do Altíssimo, a intercessão da gloriosa Santa Luzia e o amparo da Bem-Aventurada Virgem Maria, Mãe da Igreja e Estrela da Evangelização.
Dado e passado na Cúria Diocesana de São João Del Rey, aos dez dias do mês de junho do Ano do Senhor de dois mil e vinte e cinco.