A Igreja, em sua missão salvífica, deve sempre buscar a melhor forma de conduzir o rebanho de Cristo à santidade, organizando-se segundo as necessidades do Povo de Deus e promovendo uma ação pastoral fecunda e eficaz. Inspirados pelo exemplo do Bom Pastor e movidos pelo zelo apostólico, desejamos prover de modo mais adequado o sustento espiritual dos fiéis desta porção do povo santo de Deus, favorecendo a proximidade entre o sacerdote e seus paroquianos e incentivando a vivência comunitária da fé.
Após ouvir o Conselho Presbiteral, considerando o crescimento da comunidade e a necessidade de maior assistência pastoral, e valendo-nos das faculdades que nos são conferidas pelo Cânon 515, §2 do Código de Direito Canônico, erigimos canonicamente a PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO, desmembrada da Catedral de Nossa Senhora do Pilar, dentro dos limites territoriais que ora estabelecemos.
Esta paróquia, confiada à maternal intercessão de Nossa Senhora do Rosário, será para os fiéis um autêntico centro de vida cristã, onde ressoará a pregação da Palavra de Deus, se celebrarão os Sacramentos da Igreja e se edificará a comunhão eclesial, de modo que todos possam crescer na fé e na caridade, buscando sempre a santidade e a glória do Reino dos Céus.
Para a nobre missão de primeiro Pároco desta nova porção do rebanho de Cristo, nomeamos e instituímos o Reverendíssimo Monsenhor Rhyan Lefebvre, confiando-lhe os direitos e deveres próprios do ofício, nos termos do Direito Canônico. A ele cabe, com zelo pastoral e espírito de serviço, guiar os fiéis confiados ao seu pastoreio, exortando-os à vida de oração, à participação ativa na liturgia e ao testemunho cristão na sociedade.
Determinamos que este Decreto seja devidamente registrado e entre em vigor a partir de sua publicação, exortando todos os fiéis a acolherem esta nova organização paroquial com espírito de comunhão eclesial e ardor missionário.
Que a Santíssima Virgem do Rosário, Rainha da Igreja e Mãe de Misericórdia, interceda por esta nova paróquia e por seu Pároco, a fim de que todos os seus filhos e filhas cresçam na fé, na esperança e na caridade, sendo sinais vivos do Evangelho no mundo.
Dado e passado em nossa Cúria Diocesana de São João Del-Rei, aos 25 dias do mês de março do Ano do Senhor de 2025.