ATA SOLENE DE APRESENTAÇÃO DE DOM ERICK RATZINGER COMO BISPO AUXILIAR
CÚRIA DIOCESANA DE SÃO JOÃO DEL REY
Ata N° 012/2025
Livro 1
Aos cinco dias do mês de maio do Ano da Graça de Nosso Senhor Jesus Cristo de dois mil e vinte e cinco, na insigne Catedral de Nossa Senhora do Pilar, na cidade de São João del-Rei, sob a luz serena da noite, às vinte e uma horas, foi solenemente celebrada a Santa Missa, na qual se deu a posse canônica de Sua Excelência Reverendíssima Dom Erick Ratzinger, eleito pelo Sumo Pontífice como Bispo Auxiliar da amada Diocese de São João del-Rei.
A Augusta Celebração Eucarística foi presidida por Sua Eminência Reverendíssima Dom Ginaldo Emanuel Cardeal Silva, Bispo Diocesano desta Igreja particular, e concelebrada por numerosos sacerdotes, filhos espirituais desta diocese, que, em sinal de comunhão eclesial, rodearam o altar do Senhor e acolheram com paternal fraternidade o novo Bispo Auxiliar.
Logo após o canto da antífona inicial e os ritos introdutórios, segundo o venerável costume da Santa Igreja, foi feita publicamente a leitura da Bula Apostólica de nomeação de Dom Erick, documento emanado da Sé Apostólica, por meio do qual o Romano Pontífice, com autoridade plena e universal, o constitui colaborador do Ordinário Diocesano na condução pastoral do rebanho de Cristo.
Conforme as normas do Direito Canônico e as tradições vivas da Igreja, foi realizada a solene apresentação ao clero, com palavras de acolhida proferidas por Dom Ginaldo, expressando a alegria da Igreja Diocesana por receber um novo pastor segundo o Coração de Cristo. Em seguida, Dom Erick dirigiu-se aos presentes com palavras de gratidão, humildade e entrega, renovando seu compromisso de fidelidade ao Evangelho, à Santa Igreja e ao Santo Padre, o Papa.
A cerimônia prosseguiu com o sacrifício do Altar, ápice da vida cristã, ofertado ao Eterno Pai com especial intenção por este novo tempo de graça que se inaugura para a Diocese de São João del-Rei.
Ao final da Santa Missa, invocou-se com fervor filial a intercessão da Excelsa Padroeira, Nossa Senhora do Pilar, para que assista com sua materna proteção o ministério de Dom Erick, sustente Dom Ginaldo em sua missão apostólica e derrame abundantes bênçãos sobre todo o povo de Deus confiado ao cuidado destes sucessores dos Apóstolos.
E para que este dia seja recordado com honra, gratidão e louvor ao Altíssimo, lavrou-se a presente Ata, que vai assinada por mim, Chanceler da Cúria Diocesana, e por testemunhas idôneas, sendo fielmente conservada nos arquivos da Cúria Diocesana.
Dado e passado na Curia Diocesana de São João del-Rei, aos cinco dias do mês de maio do Ano do Senhor de dois mil e vinte e cinco.