Ata de Dedicação | Igreja de Santa Luzia

 



ATA SOLENE DE DEDICAÇÃO DA IGREJA DE SANTA LUZIA
CÚRIA DIOCESANA DE SÃO JOÃO DEL REY

Ata N° 011/2025
Livro 1

Aos oito dias do mês de maio do ano da graça de Nosso Senhor Jesus Cristo de dois mil e vinte e cinco, às vinte horas, sob os auspícios da Divina Providência, celebrou-se com jubilosa solenidade o Rito de Dedicação da Igreja Paroquial de Santa Luzia, situada no território sagrado da Diocese de São João del-Rei.

A celebração foi presidida por Sua Excelência Reverendíssima Dom Erick Ratzinger, Bispo Auxiliar desta amada Diocese, em nome e com a bênção de Sua Eminência Reverendíssima Dom Ginaldo Emanuel Cardeal Silva, Bispo Diocesano, na presença de numerosos fiéis, do clero diocesano e de distintos sacerdotes convidados, que, em comunhão com o pastor diocesano auxiliar, concelebraram este augusto mistério da fé.

O rito sagrado teve início com a solene procissão de entrada, seguida da aspersão da nova igreja e da assembleia reunida. Foi proclamada com fervor a Palavra de Deus, após o que Sua Excelência proferiu a homilia, destacando a dignidade da casa de Deus e a missão evangelizadora da comunidade de Santa Luzia, padroeira dos olhos e da luz espiritual, modelo de pureza e fortaleza cristã.

Prosseguindo com os ritos próprios de dedicação, foi entoada a Ladainha de Todos os Santos, invocando-se o auxílio dos bem-aventurados do Céu. A seguir, Sua Excelência derramou solenemente o Santo Crisma sobre o altar e as paredes da nova igreja, consagrando-a definitivamente como lugar sagrado e morada de Deus entre os homens. O altar foi incensado e ornado com velas e flores, símbolo do sacrifício pascal de Cristo e do perfume das boas obras que sobem ao Céu.

Na continuidade do rito, celebrou-se com piedade a Liturgia Eucarística, ápice da dedicação, em que o altar consagrado acolheu pela primeira vez o Sacrifício Eterno, tornando-se mesa do Cordeiro e ponto central da vida cristã desta comunidade paroquial.

Em fé e testemunho da verdade deste acontecimento sagrado, lavrou-se a presente ata, que será arquivada nos registros paroquiais e na Cúria Diocesana, e poderá ser lida e celebrada pelas gerações futuras como memorial perene da dedicação da Igreja de Santa Luzia, casa de oração, templo do Altíssimo e sinal visível da comunhão do povo de Deus.

Dado e lavrado na Cúria Diocesana de São João del Rey, aos oito dias do mês de maio, no ano do Senhor de dois mil e vinte e cinco.
✠ Ginaldo Emanoel Card. Silva
Bispo Diocesano de São João Del Rey

Eu o subscrevi
✠ Monsenhor Rhyan Lefebvre
Chanceler Diocesano
Postagem Anterior Próxima Postagem